Friday, July 04, 2008

Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem


Considerando que a formação escolar necessita ser repensada e refletida, pelo fato de os valores sociais e os saberes disciplinares estarem mudando, a educação atual necessita respeitar as inteligências múltiplas dos seus educandos. Assim, para ser coerente com essa visão uma modalidade de aprendizagem e avaliação, advinda do campo da arte: o portfólio, desponta como proposta promissora. O seu uso em educação constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade.
Palavras-Chave: Portfólio, Aprendizagem, Avaliação escolar.
Vânia Maria de Oliveira Vieira1
Universidade de Uberaba

2 comments:

Inês Cristina said...

Oi amiga! Adorei o recadinho!
Que você tenha uma ótima semana também! Beijos!!! Inês Cristina

Ivana said...

Olá Lú, obrigada pela visita! Adorei a tua postagem sobre os Portfólios.
Uma boa semana pra ti também!
Abraços, Ivana.